A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

sábado, 18 de dezembro de 2010

PRÉMIO UTOPIA 2010 - OBRA A CONCURSO


___________________________


89
Aristides Meneses
Alvorada em Inhambane
100x150 cm
Tinta da Índia e Óleo sobre tela (Técnica completamente inovadora com desenho a tinta da Índia sobre tela e pintura a Óleo sobre tela. A tinta da Índia é aplicada com pincel e soprada naturalmente sem recurso a processos mecânicos. A pintura é clássica a óleo).
2010

Eu tinha quatro anos. Em casa da minha bisavó na sua terra natal, Inhambane. Mesmo em frente da casa, a estrada de alcatrão preto onde, de vez em quando, passava um carro, uma camioneta e, uma vez por dia, o autocarro que viajaria 500 quilómetros até à cidade grande. Logo a seguir à estrada, debaixo dos coqueiros altíssimos, o campo de milho estendia-se até à praia, sete ou oito metros de areia castanha clara, muito fina. Depois era logo a água.

Todas as manhãs, na rápida alvorada africana, era possível ver os espíritos do milho. Mas só a quem fosse africano e tivesse quase noventa anos. Ou quatro.




_________________________________


88
Aristides Meneses
Inhambane
200x400 cm
Tinta da Índia e Óleo sobre tela (Técnica completamente inovadora com desenho tinta da Índia sobre tela e pintura a Óleo sobre tela. A tinta da Índia é aplicada com pincel e soprada naturalmente sem recurso a processos mecânicos. A pintura é clássica a óleo).
2010

Eu tinha quatro anos. Em casa da minha bisavó na sua terra natal, Inhambane. Mesmo em frente da casa, a estrada de alcatrão preto onde, de vez em quando, passava um carro, uma camioneta e, uma vez por dia, o autocarro que viajaria 500 quilómetros até à cidade grande. Logo a seguir à estrada, debaixo dos coqueiros altíssimos, o campo de milho estendia-se até à praia, sete ou oito metros de areia castanha clara, muito fina. Depois era logo a água.

Todos os dias, nos cerca de vinte minutos que durava o entardecer em Inhambane, era possível ver os espíritos do milho. Mas só a quem fosse africano e tivesse quase noventa anos. Ou quatro.




__________________________________


87
Aristides Meneses
Maigó no campo de milho quando eu tinha quatro anos
133x147 cm (três painéis)
Tinta da Índia e Óleo sobre tela (Técnica completamente inovadora com desenho a tinta da Índia sobre tela e pintura a Óleo sobre tela. A tinta da Índia é aplicada com pincel e soprada naturalmente sem recurso a processos mecânicos. A pintura é clássica a óleo).
2010

Eu tinha quatro anos. Maigó quase noventa. Sempre com o seu cachimbo, sentada à entrada da sua palhota em Inhambane. Mesmo em frente da casa, a estrada de alcatrão preto onde, de vez em quando, passava um carro, uma camioneta e, uma vez por dia, o autocarro que viajaria 500 quilómetros até à cidade grande. Logo a seguir à estrada, debaixo dos coqueiros altíssimos, o campo de milho estendia-se até à praia, sete ou oito metros de areia castanha clara, muito fina. Depois era logo a água.

Todos os dias, nos cerca de vinte minutos que durava o entardecer em Inhambane, era possível ver os espíritos do milho. Mas só a quem fosse africano e tivesse quase noventa anos. Ou quatro.





______________________________


86
Aureliano de Aguiar
Picadores
79x30x30 cm
Escultura em Ferro. Objectos em ferro fundido e aço vasado.
2010

Os picadores que trituram matéria semelhante à minha provocam-me os sentidos e por assim ser escorre-lhes o aço




____________________________


85
Henrique Vaz Duarte
Ouverture
200x200 cm
Óleo sobre tela
2010

A observação dum objecto artístico é o primeiro caminho para se poderem atingir as fases seguintes: apreciação e contemplação. Neste caso, o observador deixa o estatuto de mero espectador e ultrapassa a fronteira. Passa não só a ver. Passa também a sentir. A visão do quadro transmite-lhe manchas de emoção, abrindo-lhe a paisagem, mostrando o lado de lá. “Ouverture” é um convite. Uma visita para território oposto e sagrado. Se a linha é transposta, a obra cumpre o objectivo. Está concluída.


______________________________


84
Luis Fernando Graça
As Grades de meus olhos – Série Guias
80x 100 cm
Acrílico sobre tela
2010

Por vezes calculamos que algo é impossível de alcançar, vemos grades á nossa volta que não nos deixam “voar”, por vezes, essas mesmas grades só estão nos nossos olhos e depois de libertos, voar é fácil.



______________________________


83
Anne Marie da Costa Scour
Violinista
18x10x21 cm
Cerâmica raku
2010


______________________________


82
Anne Marie da Costa Scour
Festa africana
50x40 cm
Mista sobre tela
2010


_________________________________


81
Anne Marie da Costa Scour
Dança missão impossível
25x25 cm
Mista, cerâmica raku sobre tela
2010



_________________________________


80
João Carvalho
Melodia
114x95 cm
Óleo sobre tela
2010



_______________________________


79
Acácio Cainete
Saltos na noite
80x120xcm
Mista (acrílico, texturas, metal)
2010

A obra pretende representar dentro do conceito fantástico, os malefícios que os saltos altos causam no corpo humano, em paralelo com a, obrigatoriedade, que “glamour” noturno produz nas mulheres.




___________________________


78
Nagualero
The coke head
60x60 cm
Acrílico sobre tela
2010

Um olhar a subcultura das drogas, Moda, Clubes de Dança. O uso da droga para emagrecer, ter mais confiança, estar "na onda".

Pretendo com este quadro chamar a atenção para um flagelo muito real na sociedade em geral.




______________________________


77
Boavida
A armadilha
3142x2102 pixeis
Pintura digital
2010

Emoções são para sentir e cada um sente-as à sua maneira, por isso mesmo ficará sempre na esfera do espectador




_____________________________


76
Boavida
Peixinho dourado
3142x2102 pixeis
Pintura digital
2010

Emoções são para sentir e cada um sente-as à sua maneira, por isso mesmo ficará sempre na esfera do espectador




_______________________________


75
Boavida
Nova geração
5578x3586 pixeis
Pintura digital
2010

Emoções são para sentir e cada um sente-as à sua maneira, por isso mesmo ficará sempre na esfera do espectador



_________________________________


74
Boavida
Ancorada
3084x2040 pixeis.
Pintura digital
2010

Emoções são para sentir e cada um sente-as à sua maneira, por isso mesmo ficará sempre na esfera do espectador





___________________________________

73
Boavida
Infindável adeus.
2345x1536 pixeis
Pintura digital
2010

Emoções são para sentir e cada um sente-as à sua maneira, por isso mesmo ficará sempre na esfera do espectador




_________________________________


72
Carmen-Lara
Libertação
60x90 cm
Acrílico sobre tela
2010



__________________________


71
Carmen-Lara
Deleite
60x120 cm
Mista sobre tela
2010



_________________________________


70
Carmen-Lara
Quimera
60x90 cm
Mista sobre tela
2010



___________________________


69
anA Marques
Basta um fósforo
150x10x10 cm X (2)
Técnica mista - madeira, rede, cola, papel, tinta acrílica, verniz
2010

Arte e cidadania
A preocupação com o meio ambiente levou-me a manipular o material que habitualmente é alvo dos interesses económicos - a madeira, para construir o objecto que serve para destruir esse mesmo meio ambiente pelo fogo.
O fogo é uma das poderosas forças da natureza. Um incêndio florestal intenso pode remodelar a terra, mudar o equilíbrio da flora, afectar a fauna e ameaçar vidas e propriedades. Vários factores são responsáveis por incêndios incontroláveis.
1- Um deles pode ser o factor natural, o outro, o mais frequente é de actos humanos pensados ou impensados que resultam em grandes incêndios e... Basta um fósforo.



_______________________________


68
Pé-Leve
Eu, Velásquez, as meninas e o cão
120x50x120 cm
Cerâmica, ferro e madeira
2010

Conhecendo a obra de Velásquez " As meninas " quis entrar no trabalho com a minha versão e estou lá invisivelmente. É mesmo utópica esta minha versão...



Sem comentários: