A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

quarta-feira, 14 de julho de 2010

REGULAMENTO PRÉMIO UTOPIA 2010

PRÉMIO UTOPIA 2010


Regulamento
(com alterações em relação aos anos anteriores)

A UTOPIA – Núcleo Português de Arte Fantástica, continua com o projecto Prémio UTOPIA, instituído em 2008.

O Prémio UTOPIA baseia-se no conceito da Arte Fantástica Contemporânea, de cariz figurativo ou representativo, na qual se transforma o real em imaginário, transmitindo sempre o pensamento do artista, daí ser necessário a descrição que o artista faz de cada obra.

Não havendo um estilo próprio de arte fantástica, mas sim várias expressões artísticas, que vão desde o surreal, o visionário, o simbólico, o onírico, o absurdo, o irracional, o tabu, o místico, o metamórfico e o metafísico entre outras formas de pensamento e arte, que provoquem e façam pensar.

A Arte Fantástica caracteriza-se pela transformação do real em imaginário e tem sempre uma conotação figurativa ou representativa, além de transmitir diversas abordagens que podem ir do sonho ao sobrenatural, das premonições às visões do mundo ou mundos diferentes, passando por expressões de crises sociais, além do cómico, do mítico, do erótico ou do horror.

PRIMEIRO

1. Este Prémio visa distinguir o trabalho mais “LOUCO e CRIATIVO”, de cada ano em artes plásticas, estimulando assim, os artistas à criatividade e inovação.

2. O Prémio Utopia abrangerá as seguintes categorias: Pintura (Desenho, Pintura, Gravura); Escultura (Escultura, Cerâmica, Joalharia) e Digital (incluindo fotografia digital e analógica, além de todo o trabalho utilizando meios informáticos).

3. Como se trata de Arte Fantástica, o objectivo é o de se produzirem obras fantásticas que primem pela loucura criativa.

4. Define-se como “Louco e Criativo” todo o trabalho que ultrapasse as barreiras do convencional, clássico e preestabelecido. A criatividade não devera ter limites, quer ao nível do grafismo, técnicas, materiais, bem como no que o artista pretenda comunicar com a sua obra.

SEGUNDO

O Prémio, será atribuído anualmente, em Cerimónia de Gala, onde será efectuada a entrega do Troféu Utopia ao trabalho melhor classificado de cada categoria.

O Prémio consiste num troféu dourado.

É uma figura que ao mesmo tempo é pintor, escultor e utilizador de meios tecnológicos. Tendo a mão da Utopia a tapar-lhe os olhos, de forma que sendo este prémio no âmbito das artes plásticas e visuais, ele não as pode ver.

TERCEIRO

- A decisão de atribuição do Prémio será da responsabilidade do Núcleo Português de Arte Fantástica, com base numa pontuação realizada por um Júri independente constituído para o efeito.

- O Júri referido no número anterior será composto por pessoas ligadas às artes plásticas como críticos de arte, artistas, criativos e representantes de entidades, de reconhecido mérito nacional, bem como uma pessoa sem qualquer vinculo às artes plásticas, afim de abranger um leque maior de representantes de vários sectores da sociedade.

- Os membros do júri, não saberão quem é quem, e a pontuação será realizada individualmente, sendo entregue por e-mail a cada membro, os documentos a pontuar, que serão devolvidos devidamente pontuados. Bastando somar os pontos e achar-se o vencedor de cada categoria.

- A decisão do Núcleo Português de Arte Fantástica não é passível de recurso.

QUARTO

No Processo de avaliação das candidaturas, o Júri utilizará como fundamentais os seguintes cinco critérios:

CRIATIVIDADE (diferença e originalidade)

INOVAÇÃO (renovar e alterar o padrão estabelecido)

COMUNICAÇÃO (saber transmitir a ideia e o conceito da obra)

TÉCNICA (adequado tratamento dos materiais), (este ponto não será possível de análise, visto a avaliação ser feita somente por imagem e não com a obra presencial).

ESTÉTICA (equilíbrio visual da obra)

QUINTO

1.Podem concorrer todos os artistas, devendo para o efeito enviarem, em formato digital, a imagem da obra plástica, com as respectivas indicações:

a) Nome do Autor

b) Titulo da Obra

c) Dimensões

d) Técnica

e) Descrição da Obra

f) Ano de Execução

g) Resumo até dez linhas, sobre o autor e sua obra

h) Morada

i)Telefone /Telemóvel

j) E-mail

2. A ausência de qualquer uma das indicações requeridas no ponto anterior determina a não-aceitação da obra a concurso e o autor será informado de imediato dessa decisão.

3. O formato das imagens deverá obrigatoriamente ser em jpeg, com 650 pixel.

4.Cada artista poderá concorrer com quantos trabalhos quiser, desde que executados no ano a que se refere o Prémio.

5.O período de envio das imagens decorre de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro do ano a que reporta o Prémio.

6.Todas as imagens deverão ser remetidas para utopia.npaf@gmail.com

7.Depois da recepção, todas as imagens das obras que sejam conforme com as normas e filosofia da Utopia, serão colocadas em

http://utopia-npaf.blogspot.com em Prémio UTOPIA 2010 x Obras.

SEXTO

1.Quando da entrega do Prémio em Cerimónia de Gala, realiza-se também uma exposição dos concorrentes.

2.Como o concurso é anual, a obra a expor, pode não ser nenhuma do concurso, basta ser a representação do artista, mas sempre de arte fantástica.

3.Todos os artistas concorrentes devem participar na exposição.

4.Será estabelecido um período de tempo, para entrega dos elementos para a exposição, catalogo, etc., bem como entrega das obras, que deverá ser respeitado.

5.Não esquecer que este projecto é virtual, por isso toda a comunicação será realizada via e-mail utopia.npaf@gmail.com

1 comentário:

Byron disse...
Este comentário foi removido pelo autor.