A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

sábado, 10 de outubro de 2009

PRÉMIO UTOPIA 2009 - OBRAS A CONCURSO


40
Nome do Autor: Vitoralves
Título: Um gato à janela
Dimensões: 80x100 cm
Técnica: Acrílico e pastel sobre tela
Ano de Execução: 2009
Descrição da obra: ...o que observa um gato à janela?

_________________________



sem tampa

com tampa


39
Nome do Autor: Alberto Miranda
Título: Esterilizador de Bebés
Dimensões: 22 x 22 x 14cm
Técnica: Escultura, Mista
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: A obra “Esterilizador de Bebés” é constituída por um verdadeiro esterilizador (de biberões) onde no seu interior encontram-se três esculturas em cerâmica que representam bebés em diferentes posições e com diferentes expressões faciais. O esterilizador tem um tecido azul que o envolve e faz um laço na parte frontal da obra. Os “bebés” foram submetidos a uma cozedura a 1150º e aplicado óxidos.


_____________________________






38
Nome do Autor: Joana Completo
Título: Xadrez have life
Dimensões: 59,5 x 41,5 cm
Técnica: Aguarela sobre papel
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: Pensamos a vida como um jogo, no entanto, também os jogos têm vida. As peças são como pessoas, querem um lugar prestigiado, e a ânsia de ganhar é maior que a vontade de sobreviver. Na sociedade ocupamos lugares que nos estão destinados, num jogo, também pequenas peças encontram a sua essência em tabuleiros, e sentem-se rejeitadas quando não são jogadas... porém, todos podemos vencer.


__________________________






37
Nome do Autor: Joana Completo
Título: Who is?
Dimensões: 45 x 30 cm
Técnica :Pintura sobre azulejo
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: Não é a nitidez que nos transforma, nem é a partir dela que nos conhecemos interiormente, a beleza está na estranheza do ser, na realidade do irreal, na transformação física duma identidade meramente falsa e sem pureza, característica de todo e qualquer ser vivo e ilusório – real na mente.


__________________________






36
Nome do Autor: Joana Completo
Título: Medo
Dimensões: 45,4 x 30,5 cm
Técnica: Aguarela sobre papel
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: Ascendemos ao palco existencial, por momentos julgamos ser actores e actrizes de um enredo, contudo, as grandes certezas que temos nascem do desespero, onde tudo o que se faz é feito, onde o oculto está por de traz de uma razão cinzelada por um animador que aumenta a dor de quem transcende um simples guião.


______________________________





35
Nome do Autor: Joana Completo
Título: Impressões
Dimensões: Conjunto de 100 aguarelas com 176 x 556 cm com 4 cm de afastamento entre cada e com 160 x 480 cm, aquando se apresentam todas juntas, correspondente a um terço dum conjunto composto por 300 aguarelas, com 208 x 8396 cm com 4 cm de afastamento entre cada, e 192 x 7200 cm, aquando se apresentam todas juntas, cada desenho de 5 x 5 cm inserido numa folha de 32 x 24 cm, 2009
Técnica: Aguarela sobre papel
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: De entre risos sarcásticos, expressões e esgares, um mundo fictício se assuma numa realidade aparentemente irreversível, contudo, apesar da constante incerteza dos múltiplos “eu”, das aparências ilusórias, as sensibilidades emergem das mais variadíssimas fontes do mundo utópico. Assim, a abstracção remete para o absurdo, e a figuração é tida como um espelho.



______________________________



34
Nome do Autor: Joana Completo
Título: Fluir do branco
Dimensões: 40 x 32,5 cm
Técnica: Escavação em linóleo
Ano de Execução: 2009

Descrição da obra: Porque esconder a nossa essência? As linhas traçam a nossa verdadeira identidade... essa sim é meramente fictícia.

Sem comentários: