A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

sábado, 28 de novembro de 2009

PRÉMIO UTOPIA 2009 - OBRAS A CONCURSO


62
Nome do Autor: António Jorge Aguiar da Câmara (AJAC)
Título: Plasmodelos Empanados
Dimensões: 100x120 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Ano de Execução: 2009
Descrição da obra: Embora possuam velocidade intrinsecamente versátil, ocasiões há em que ocorrem modificações protomoleculares da atmosfera, privando desse vantajoso meio de deslocação as entidades plasmáticas. Em viagem para um festival plasmodelativo onde, de acordo com a encenação, era imprescindível a presença de uma engenhoca humana do tipo “Jipe Willi's”, estes toplasmodelos viram-se perante uma desagradável situação de pane mecânica. Todos os compêndios galácticos reconhecem a flexível adaptabilidade do cérebro plasmático à resolução de factos incongruentes… No entanto, deparando-se com problemas do tipo mecano-simplex, produz-se um bloqueio cognitivo ao nível do vortexcomular. Daí esta espera por ajuda ser uma das raras ocasiões em que Plasmáticos experimentaram a estranha sensação de aborrecimento.


_____________________________





61
Nome do Autor: António Jorge Aguiar da Câmara (AJAC)
Título: Nuvens em Mercúrio Despertam Curiosidade a um Feto Plasmático
Dimensões: 100x120 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Ano de Execução: 2009
Descrição da obra: O calor em Mercúrio é insuportável mas possuindo as entidades Plasmáticas metabolismos neoversáteis, é fácil adaptarem-se a qualquer extrema eventualidade. Não há memória que qualquer destes seres tenha pisado a superfície do Sol, mas em Mercúrio já alguns foram avistados, podendo as suas imagens ser captadas facilmente através de complicados processos holobiónicos etnomagnéticos escrutinados. Embora possuam imortalidade congénita, são livres de escolher a reversibilidade desta situação, bastando para tal que se disponham a procriar. Sendo multisexuados e plurimórficos, podem fazê-lo de toda as formas possíveis e improváveis. Este aqui retratado, escolheu a gestação in útero, pois como é do conhecimento geral, os Plasmáticos só atingem a indestrutibilidade a partir de um tempo de existência ainda não totalmente esclarecido e, sendo progenitores extremosos, a melhor maneira de proteger o feto da atmosfera adversa de Mercúrio, proporcionando-lhe ao mesmo tempo a contemplação das fabulosas nuvens que se formam neste planeta, é através da conversão antropomórfica que, neste caso é transmutada em ventre panorâmico, transparente e hiper protector.



__________________________





60
Nome do Autor: António Jorge Aguiar da Câmara (AJAC)
Título: Alegoria Intrometida
Dimensões: 100x120 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Ano de Execução: 2009
Descrição da obra: Encontros com entidades plasmáticas alegóricas não são frequentes. Este teve lugar quando uma interferência pseudo sintética num sonho ecoeléctrico provocou um desacerto subliminar da protomemória induzida. A situação foi captada graças a um dispositivo espontâneo sub estático e desenvolveu-se como uma invulgar manifestação transcognitiva de um “anjo da morte”. Enquanto permanecer dentro da caverna, nada há que possamos recear dele, mas se transpuser a saída, algo de trágico poderá acontecer, dependendo das ocorrências policromáticas simuladas pelas entidades que optarem pela cessação de imortalidade.


Sem comentários: