A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O princípio da incerteza 140x70 cm Acrílico sobre tela 2017



É uma das ideias da física quântica, o princípio da incerteza, e é também um dos aspectos mais conhecidos da física do século XX, que consiste num enunciado da mecânica quântica, formulado em 1927 por Werner Heisenberg.
Um código de barras representa sempre um determinado produto ou coisa, mas no mundo quântico, existe sempre uma incerteza em determinar onde se encontra uma partícula, em que posição, qual o seu movi...mento ou trajectória e a que velocidade se desloca. Foi por isso que representei um código de barras no quadro, para mostrar a diferença entre um conceito e o outro.
A obra mostra também uma figura sentada numa cadeira e uma outra igual em baixo, ondulando no meio dos pés da mesma. Estas figuras representam uma e mesma partícula subatómica, que tanto pode ser partícula como onda, sempre que ela o queira. Em mecânica quântica diz-se dualidade onda-partícula e tudo isto acontece num espaço e tempo que não existem, daí, as peças de relógio desmanteladas representarem o tempo que não existe.


 

Sem comentários: