A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

quarta-feira, 12 de março de 2008

PROJECTO E OBJECTIVO

________________________________________________

Primeira fase

1
- A Utopia - Núcleo Português de Arte Fantástica, pretende promover, divulgar, desenvolver e vender Arte Fantástica, na vertente de Artes Plásticas.

2 – A “Utopia” deverá promover junto dos estudantes de artes plásticas, esta linha de pensamento artístico, com a finalidade de eles também se interessarem por esta expressão de arte e poderem também expor os seus trabalhos, na “Utopia” ou através dela.

3 – A “Utopia” está aberta a todos os artistas plásticos de arte fantástica, nacionais e estrangeiros.

4 – A “Utopia” deverá realizar com Galerias de Arte ou outros espaços de exposição, acordos para a realização de exposições de artes plásticas de Arte Fantástica, incluindo uma “Bienal de Arte Fantástica”.

5 – A “Utopia” deverá criar condições ao estudo, aperfeiçoamento e desenvolvimento de Arte Fantástica, nas diferentes áreas das Artes Plásticas.

6 – A “Utopia” deverá promover debates, colóquios e palestras, sempre relativo à Arte Fantástica.

7 – A “Utopia” deverá criar o prémio artístico “Utopia”, para jovens artistas plásticos.

8 - Não havendo um estilo próprio de arte fantástica, mas sim várias expressões artísticas, que vão desde o surreal, o visionário, o simbólico, o onírico, o absurdo, o irracional, o tabu, o místico, o metamórfico e o metafísico entre outras formas de pensamento e arte, que provoquem e façam pensar.
Assim pode ver-se, que existe um leque abrangente de expressões artísticas no mundo da Arte Fantástica, factor potencial para muitos interessados.

9 - A Arte Fantástica caracteriza-se pela transformação do real em imaginário e tem sempre uma conotação figurativa, além de transmitir diversas abordagens que podem ir do sonho ao sobrenatural, das premonições às visões do mundo ou mundos diferentes, passando por expressões de crises sociais, além do cómico, do mítico, do erótico ou do horror.

10 - Cada artista interessado pode enviar por e-mail para o Núcleo os seus dados pessoais e três imagens da sua obra de Arte Fantástica com respectiva descrição de cada, mais um pequeno currículo de dez linhas. Se os trabalhos estiverem de acordo com o conceito da “Utopia”, farão parte de uma base de dados de artistas de Arte Fantástica.
Podem ser apresentados trabalhos nas diferentes áreas desenho, pintura, escultura, cerâmica, gravura, joalharia, artes de suporte digital (incluindo fotografia digital e analógica).

11- Através do blog “Utopia” Núcleo Português de Arte Fantástica, promover-se-á concursos e outras actividades artísticas, além de promover os artistas e seus trabalhos representados pelo Núcleo. Também serão disponíveis, todas as informações referentes ao Núcleo, calendário de exposições, novidades, etc.

12 – A “Utopia” deverá arranjar mecenas que contribuam para o desenvolvimento desta forma de pensamento e arte.

13 – A “Utopia” deverá procurar e obter um espaço físico, para o desenvolvimento deste projecto, que está só iniciado virtualmente.



Todas as obras devem obedecer às Cinco regras utilizadas pela Utopia, em relação ao conceito de obra de Arte.

1 – Criatividade (diferença e originalidade)
2 – Inovação (renovar e alterar o padrão estabelecido)
3 – Comunicação (saber transmitir a ideia e o conceito da obra)
4 – Técnica (adequado tratamento dos materiais)
5 – Estética (equilíbrio visual da obra)


Aos artistas interessados, em figurarem numa base de dados de Artistas Plásticos de Arte Fantástica.

Devem enviar para Utopia - Núcleo Português de Arte Fantástica, através do E-mail
utopia.npaf@gmail.com os seguintes dados:

Nome artístico:
Morada atelier:
Código postal
Email:
Telefone / Telemóvel:
Currículo abreviado: (10 linhas)
Site Web:

Também devem enviar uma imagem sua e três imagens de obras de Arte Fantástica de sua autoria, em formato jpeg com 600 pixels ou no máximo 22 cm na maior dimensão, com 72 dpis.


A imagem de cada obra, deve ser acompanhada pelos seguintes dados
Título:
Dimensões: Altura: cm
Comprimento: cm
Largura: cm (peças tridimensionais)
Técnica:
Ano:
Preço:
Descrição da obra:



No blog existe uma lista de Artistas Plásticos de Arte Fantástica.
Caso queiram que todas as suas informações pessoais sejam divulgadas nessa lista, devem informar a “Utopia”, do desejo dessa divulgação pessoal.




Arte Fantástica

A Arte fantástica ou também como eu a designo de Grande Arte, observa-se em especial pela transformação do real em imaginário.
A arte fantástica não se refere a um estilo de arte, mas sim a diversos estilos e abordagens de pensamento.

A arte fantástica caracteriza-se em especial por criar enigmas na obra produzida.

Num trabalho de arte fantástica a imagem que é observada, deve provocar uma reflexão sobre o que aparentemente parece real, mas que ao mesmo tempo é ou pode ser um paradoxo, um absurdo ou um tabu.
Mas também pode ser vista num contexto mais realista, em que os elementos representados simbolizam uma determinada ideia, criando assim uma linguagem simbólica e filosófica a todo o conjunto da obra.
Também a visão de mundos futuros ou de possíveis mundos do passado, os quais se tornaram lendas, fazem parte da arte fantástica, na qual são criadas imagens que só em visões são reais.
A arte de representar os sonhos e o subconsciente, dão obras com leituras diferentes, que podem ser mais realistas no seu aspecto gráfico, mas enigmáticas na sua observação, como podem também ter imagens difusas ou quase incompreensíveis, transmitindo sempre algo que está para além do racional, estando por vezes muito perto do primário e do espontâneo.
Outra forma de representar arte fantástica é a criação de imagens que podem levar o observador a uma esfera de recolhimento interior, entrando na dimensão do transcendente e do místico, bem como em filosofias que podem ir do espiritual ao oculto.
A metamorfose de imagens e elementos, como dos cenários envolventes são outra forma de representar o fantástico na arte, ao mesmo tempo que contam histórias fabulosas contendo figuras míticas.
Mas também trabalhos em que o horror ou o erótico estejam presentes, com o devido enigma representado, fazem parte desta forma de fazer Arte e de pensamento.
A arte é uma das mais importantes formas de transmitir o pensamento de cada artista e daí também a sua cultura, aquela onde está inserido.

Cultura é fundamentalmente o pensamento individual e colectivo, que procura o conhecimento e o desenvolvimento, sendo esse pensamento transformado em palavras e obras, isto sim, para mim é cultura.
A Arte é uma das mais importantes formas de cultura, assim e para o desenvolvimento tanto individual como colectivo, devemos ter sempre presente, um pensamento e Arte, criativo, inovador e comunicativo que provoque e faça pensar.


História da Arte Fantástica

A Arte Fantástica é do meu ponto de vista a Grande Arte, porque sem dúvida ela tem existido desde o princípio da humanidade até aos dias de hoje e de certeza que se perpetuará no futuro.

A Grande Arte ou Arte Fantástica caracteriza-se pela transformação do real em imaginário e tem sempre uma conotação figurativa, além de transmitir diversas abordagens que podem ir do sonho ao sobrenatural, das premonições às visões de um mundo diferente, passando por expressões de crises sociais, além do cómico, do mítico, do erótico ou do horror.

Mais ainda, a Grande Arte tem ao longo da história da humanidade através do simbolismo, contado e interpretado, os mais importantes contos e lendas, bem como tem estado sempre presente em todas as culturas e religiões de todos os povos.

Na chamada pré-história, ela é a mais significativa forma de expressão artística.
Se analisarmos os objectos mais antigos e artísticos que conhecemos, verificamos que se trata de Arte Fantástica, disso é o exemplo da escultura conhecida como “Vénus de Willendorf” que se estima ter 25.000 A.C., é uma peça em calcário que mede 11 cm de altura e que se encontra no Naturhistorisches Museum em Viena, Áustria. Esta peça mostra uma figura feminina de formas exageradas querendo de certo, simbolizar fertilidade.
O que a caracteriza de Arte Fantástica é o facto de ter a idade que tem e de não ser anatomicamente realista, sem que no entanto o deixe de ser.

Em muitos outros exemplos podemos ver essa força fantástica da Grande Arte, nas pinturas rupestres onde animais e humanos se amontoam em diferentes dimensões como que de um sonho se tratasse.


A fantasia na arte e nas culturas dos povos antigos, aparece bem representado no Egipto, na China, na Índia, no México ou noutro qualquer país onde a sua maior representatividade é nas religiões, por exemplo os deuses do antigo Egipto, são meios humanos meios animais e o mesmo acontece ainda hoje no hinduísmo.

Por sua vez, outros povos também utilizaram e utilizam a Arte Fantástica nas suas lendas, onde aparecem dragões, cavalos alados, unicórnios e sereias entre outras criaturas míticas e fantásticas.
Mesmo em tempos mais recentes desde o renascimento ou na era moderna, a Arte Fantástica foi sempre a Grande Arte, a qual, muitos artistas utilizaram nas suas criações para dessa forma transmitirem os seus pensamentos e ideias, é o caso de Hieronymus Bosch, o grande pintor que viveu entre 1450 e 1516, que sem dúvida alguma foi um dos grandes artistas do fantástico.
Também outros artistas, pintores, escultores, arquitectos, escritores, músicos ou cineastas têm criado grandes obras de Arte Fantástica um pouco por todo o mundo.

Nem com o aparecimento de estilos abstractos e outros, onde a figura, o simbólico, o visionário ou a fantasia não existem e que têm bastante aceitação por parte do público, a arte fantástica continua presente, por vezes sem se dar conta dela em todas as sociedades e culturas.

Com o desenvolvimento da psicologia, o fantástico na arte, teve um outro alento bem como no aparecimento de novas técnicas e tecnologias, os conceitos e formas de expressão e realização das obras de arte sofreram alterações extraordinárias.

Por todo o mundo existem grandes artistas a produzirem grandes obras, nas mais diferentes áreas e como tudo na vida, se movimenta em ciclos, os ciclos na Arte Fantástica sempre se fizeram e irão continuar a fazer-se, sem que o fantástico desapareça como expressão artística, de comunicação e cultura, porque como Grande Arte que é, sempre existiu ultrapassando as modas e todos os “ismos”, de certo que nunca irá acabar, porque a humanidade é criativa e o artista tem que o ser e sendo criativo, transformador e comunicador, nunca a Arte Fantástica, também Intemporal, pode acabar.

___________________________________________________

Sem comentários: