A Utopia - Núcleo Português da Arte Fantástica teve o seu início dia 1 de Abril de 2008 utopia.npaf@gmail.com
966327268

terça-feira, 18 de novembro de 2008

ANTÓNIO MOREIRA


“Invisible Pink Unicorn Egg” Altura: 28 cm. Diâmetro: 15 cm assemblage 2008

(O Unicórnio Invisível Cor-de-rosa é uma fabulosa criatura do sexo feminino, de incomensurável poder místico e espiritual, que tem o atributo fantástico de ser simultaneamente invisível e cor-de-rosa. Descoberto no dealbar dos anos 90 do século passado, este ser fantástico, muitas vezes representado numa moldura vazia devido à sua invisibilidade, é hoje objecto de culto em todo o mundo civilizado. Pensava-se, até há pouco, que o Unicórnio Invisível Cor-de-rosa, fosse uma espécie de equídeo. Nada mais falso! Coube-nos a nós, por um acaso rodeado de imponderabilidade, encontrar e fotografar um ovo deste mítico Unicórnio, provando assim, à saciedade, que este ser é ovíparo, aparentado com os cavalos alados, contrariando deste modo a opinião corrente que o dava como sendo uma espécie de mamífero placentário. É opinião dos eruditos que o Unicórnio Invisível Cor-de-rosa põe apenas um ovo em toda a sua vida, devendo-se a esta baixa taxa de fertilidade, e à invisibilidade, o facto de ser tão incomum e difícil de encontrar).


“Egg arrested in a cage, no charges made” 25x15x20 cm assemblage 2008

(Também os ovos podem ser presos sem culpa formada. O ar acabrunhado deste ser sensível deriva, naturalmente, da solidão de que é objecto e de um destino que ignora).



Magnífico estojo de pelica preta, forrado a mousse vermelha. Protege e dignifica um precioso instrumento de trabalho dourado.

_________________________________


António Moreira, natural de S. Marcos da Serra, Silves, nasceu em 1953. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem trabalhos publicados na imprensa o obras publicadas nos mais diversos géneros, nomeadamente na área de história, de que se destacam; Grandes Datas da História de Portugal (co-autoria); Editorial Notícias; Prosemas (poesia), Editora Utopia e Contos do Insólito, da mesma editora.
No domínio das artes plásticas tem realizado diversas exposições, tendo sido a primeira em 1989 e desde 2000 que expõe regularmente, tanto colectiva como individualmente em várias galerias do país.



























Sem comentários: